quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

As Leis de Kepler

Leis de Kepler

1ª Lei de Kepler: Qualquer planeta gira em torno do Sol, descrevendo uma forma elíptica da qual o Sol ocupa um dos focos (fig. 7.3).
Figura 7.3 - 1ª Lei de Kepler - O Sol ocupa um dos focos da elipse e a órbita do planeta é elíptica.

2ª Lei de Kepler: A reta que une um planeta ao Sol "varre" áreas iguais em tempos iguais (fig. 7.4).

Figura 7.4 - 2ª Lei de Kepler - As áreas A1 e A2 são iguais.

Nestes desenhos exageramos a excentricidade das elipses para facilitar a compreensão.


Da fig. 7.4 você pode observar que:

As áreas A1 e A2 são iguais considerando que os tempos para o planeta ir de A a B e de C a D são iguais. O planeta se move com maior velocidade perto do Sol (arco AB) do que quando está mais afastado do Sol (arco CD). Isto acontece porque o planeta, estando mais próximo do Sol, sofre uma força de atração maior (comprovado mais tarde por Newton).
Observação: A 2a Lei de Kepler é válida para qualquer movimento em que haja atuação de forças dirigidas para um único ponto. Assim, no movimento circular, por exemplo, vale a 2a Lei de Kepler.

3ª Lei de Kepler: Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos raios de suas órbitas.
Expressão:
T² / R³ = K (constante)

Onde:

T: período de revolução do planeta
R: raio da órbita do planeta
A terceira lei de Kepler nos diz que quanto mais afastado estiver o planeta do Sol, maior o tempo que leva para dar uma volta completa (maior o período), e vice-versa. Só para você ter uma idéia: "A Terra leva um ano para dar uma volta ao redor do Sol e o raio de sua órbita é igual á 1,000 u.a. (uma unidade astronômica), enquanto Plutão, que é o planeta mais afastado do Sol, leva 248 anos para dar uma volta completa e o raio da sua órbita é igual à 39,4 u.a."

Nenhum comentário: